Vale do São Patrício

Crixás: Alunos do Sesi vencem torneio internacional de robótica

O evento utiliza plataforma de codificação “gamificada” que desenvolve o pensamento computacional e as habilidades criativas de resolução de problema.

Publicados

Seis alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Crixás no Vale do São Patrício, da equipe Takamassa Numuro, venceram, na quarta-feira (12), a etapa internacional da competição virtual de robótica CoderZ League, na categoria Júnior, que reúne estudantes do 4º ao 9º ano. O evento utiliza uma plataforma de codificação “gamificada” que desenvolve o pensamento computacional e as habilidades criativas de resolução de problemas. O objetivo é competir para desbloquear novos desafios e levar seus robôs virtuais às fina.

Somente no Brasil, 52 equipes com cerca de 300 competidores participaram das fases iniciais da CoderZ League, sendo que 32 se classificaram para as etapas nacionais e somente a equipe do Sesi Crixás pontuou para a disputa internacional. Para o técnico da equipe Tajamassa Numuro, Felipe Tosta, de 13 anos, estar em um evento tão grande é emocionante. “Não foi fácil. Nos dedicamos muito, acabamos aprendendo e nos divertindo enquanto participávamos”, conta o aluno.

Leia Também:  Pai é preso suspeito de tentar passar droga escondida em bolacha para o filho dentro da cadeia

Erica Soares, professora de Educação Tecnológica do Sesi Crixás, explica que o CoderZ é um simulador muito completo em que é possível progredir em programação do básico ao avançado de maneira gradual. “Conseguimos explorar as leis da física, assuntos matemáticos e interpretação”, diz. A professora pontua que, na competição, o trabalho em equipe e a cooperação são habilidades importantes, já que parte do torneio depende da contribuição individual de cada um para que a equipe consiga uma boa pontuação e avance para a próxima fase.

 

CoderZ League

Com a pandemia de Covid-19 no Brasil, foram necessárias adaptações em diversas áreas. Na educação, por exemplo, o Serviço Social da Indústria (Sesi) buscou novos métodos para ministrar as aulas, sem descumprir o distanciamento social. A instituição, que é conhecida por oferecer estrutura de qualidade nas mais de 500 unidades da rede de ensino em todo o País, investiu na educação a distância (EAD) e até as aulas de robótica migraram para salas virtuais. Foi aí que os estudantes passaram a contar a plataforma de programação e simulação, CoderZ.

Leia Também:  Em Pré-Carnaval, circuito tem 4 festas simultâneas no mesmo dia para público LGBTQIAPN+

A plataforma utiliza metodologia STEAM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e atividades gamificadas para incentivar a educação tecnológica e preparar jovens de todo o mundo para o futuro. A plataforma pode ser acessada por todos os estudantes da instituição, desde que estejam matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio. A estimativa é de que até 90 mil estudantes utilizem a CoderZ.

Para guiar os jovens e planejar as atividades, o Sesi capacitou 296 professores, além da equipe técnica pedagógica, nos 27 estados do Brasil em 2020. Como os alunos do Sesi passaram a ter acesso à plataforma no ano passado, esta foi a primeira vez que participaram da competição, que reúne usuários da plataforma de todo o mundo.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Governo de Goiás convoca mais 315 professores aprovados em concurso

Convocação foi publicada em Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (02/04); convocados devem apresentar a documentação a partir do dia 08 de abril.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado participa de evento com gestores da rede estadual de educação, em Anápolis. Foto: Secom

O Governo de Goiás convocou, nesta terça-feira (2), mais 315 candidatos aprovados em concurso público para professor PIII da rede estadual de educação. Assim como nos chamamentos anteriores, a posse se dará de forma virtual, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o intuito de garantir celeridade ao processo. O pré-cadastro dos profissionais no SEI deverá ser feito até o dia 05 de abril, por meio do e-mail posse@goias.gov.br.

A partir do dia 8 de abril, os aprovados deverão apresentar a documentação de forma eletrônica. Nesta etapa, será necessário anexar a declaração para investidura em cargo público, além de CPF, RG, comprovante de endereço, título eleitoral, diploma de curso superior e demais documentos listados em edital. A previsão é que as nomeações sejam publicadas no dia 03 de maio. Já a posse deve ocorrer a partir do dia 08 de maio, seguida de curso de formação.

“Os professores vão trabalhar em colégios com estrutura digna, com padrão de excelência e capazes de competir com escolas particulares. Empenhamos recursos para essa transformação e a educação em Goiás hoje é referência nacional”, afirma o governador Ronaldo Caiado, ao dar as boas-vindas aos novos servidores. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, lembra que o estado ficou 20 anos sem receber professores efetivos, o que foi corrigido pela atual gestão.

Leia Também:  Em Goianésia, PC deflagra segunda fase da Operação Black Orange

Concurso

Os convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022. Os selecionados vão trabalhar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mil unidades escolares e atende mais de 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

Confira a lista de convocados clicando aqui

Para mais orientações sobre a posse, acesse: www.educacao.go.gov.br

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA