Luiz Claudio

Publicados

Tá dominado
Com as vitórias de Rodrigo Pacheco (DEM) na presidência do Senado e de Arthur Lira (PP) na Câmara, o palácio do Planalto tem uma segunda chance de mostrar serviço e destravar matérias importantes para o presidente Jair Bolsonaro.

Cardápio
Reforma administrativa, Pacto federativo, PEC emergencial,  Reforma tributária e Privatizações, estão na pauta do Governo para o Congresso.

Sem pressa
Segundo o novo presidente da Câmara a prioridade nesse momento é a vacinação. Para Arthur Lira, os esforços das duas casas nesse momento é destravar e viabilizar mais vacinas.

Pacotão
Um dos primeiros atos de Arthur Lira na presidência foi a demissão de 500 servidores comissionados da Câmara dos Deputados.

Camarote
O ex-ministro Alexandre Baldy, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e o deputado federal Adriano do Baldy, companheiros de partido de Arthur Lira, estavam na badalada festa de comemoração.

Fair-play
Assim que foi anunciado como vitorioso na presidência do Senado, Rodrigo Pacheco, foi imediatamente cumprimentar a senadora Simone Tebet (MDB), sua adversária na disputa.

Tapa na mesa
Já o clima durante toda a eleição da Câmara foi de pura tensão entre os grupos de Artur Lira e Rodrigo Maia (DEM). Maia articulava a eleição de Baleia Rossi (MDB).

Pirro?
A vitória de Jair Bolsonaro com a eleição no Congresso foi incontestável e oportuna para o Governo. Mas quem conhece os corredores do poder em Brasília, sabe que com o Centrão não se brinca.

Fatura
Os partidos do Centrão devem indicar um nome para o Ministério da Cidadania e articulam também nomes para Saúde e Educação e a recriação de outros ministérios, como o da Indústria e Comércio e dos Esportes.

Racha
A posição do presidente nacional do Democratas, ACM Neto, em manter o partido neutro na eleição da Câmara, irritou o deputado Rodrigo Maia, que ameaça deixar o partido.

Agora ou nunca?
Cada vez mais citado como pré-candidato à presidência em 2022, Luciano Huck estava em conversas adiantadas para se filiar ao DEM. Muito próximo de Maia, o apresentador vai segurar um pouco mais a filiação.

14 ou 51?
Ainda sem partido, e sem conseguir viabilizar o Aliança, o presidente Jair Bolsonaro, deve definir em breve sua nova sigla. PTB e Patriota estão no radar do capitão.

Leia Também:  Coluna Social

Boa ideia?
Segundo o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, se o presidente optar pelo Patriota, o PTB vai entrar na fila para indicar o vice de Jair Bolsonaro.

Por aqui
O Patriota em Goiás é presidido pelo publicitário Jorcelino Braga, que também é o secretário nacional da sigla. O partido em Goiás também tem um deputado federal, o ex-governador, Alcides Rodrigues.

De olho em 22
O governador Ronaldo Caiado, disse à Folha de São Paulo, que defende o apoio do Democratas a reeleição de Jair Bolsonaro. Caiado reforçou a declaração de ACM Neto, de que o DEM não descarta apoiar o presidente em 2022.

Bom para vice
Após as declarações de Ronaldo Caiado e ACM Neto, o nomes dos dois  Democratas já começaram a ser lembrados como possíveis vices de Bolsonaro.

Bloco na rua
As articulações para 2022 começam a esquentar nos bastidores e Fernando Haddad (PT), segundo colocado em 2018, já vai botar o bloco na rua. Segundo Haddad, o pedido foi feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O cara
Em recente entrevista, o marqueteiro João Santana, opinou que para ele, Ciro Gomes (PDT), é hoje o melhor nome para enfrentar Jair Bolsonaro. Santana foi o coordenador da campanha de reeleição de Lula e das duas campanhas de Dilma Rousseff.

Empolgou
O governador de São Paulo, João Dória  (PSDB), tem tido avaliação superior ao do presidente Jair Bolsonaro, quando o assunto é a vacina para Covid-19. Dória trabalha para ser o candidato tucano à presidência da república.

Mais um
Hábil articulador  o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem ventilado o nome do prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Calil. O PSD de Kassab e Kalil foi um dos partidos que mais cresceram nas últimas eleições e sonha com vôos maiores.

Mineiro
Mineiro, mas nada discreto,  Alexandre  Kalil, foi reeleito em BH no primeiro turno com mais de 63% dos votos. Kalil já presidiu o Clube Atlético Mineiro e levou o Galo a importantes títulos.

Leia Também:  André Marques

Começou
Com a presença dos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, do presidente da sigla Jânio Darrot e os deputados estaduais do partido, o PSDB de Goiás fez reunião para tratar das eleições de 2022.

Federal
Na reunião tucana, Marconi Perillo informou que será candidato a deputado federal, e Jânio Darrot foi citado como pré-candidato a governador. José Eliton deve ser o próximo presidente do PSDB goiano.

É estadual
O deputado estadual Talles Barreto (PSDB) esclareceu que é sim candidato  a reeleição. Talles está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa e está ampliando suas bases no interior.

Ainda cedo
Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás tem dito que é muito cedo para qualquer definição sobre as eleições estaduais. Para Daniel, 2021 será dedicado a agenda partidária, principalmente no interior, e qualquer decisão agora seria totalmente extemporânea.

Nome natural
Dentro do MDB Daniel Vilela é tido como candidato natural do partido para Governador nas próximas eleições. Prefeito reeleito de Aparecida, Gustavo Mendanha, também é outro nome lembrado no partido.

Base ampliada
Enquanto isso o governador Ronaldo Caiado, trabalha forte para ampliar sua base aliada para 2022. Solidariedade, PSB, PSD, e claro MDB estão no radar palaciano.

Crescendo
O Solidariedade caminha para compor com o Governo e deverá assumir a Secretaria de Esportes. Se depender do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, o seu partido o PSB, também fica com o Caiado.

Na mira
Também na mira do Governo, o PSD já recebeu vários convites para ocupar espaços no Governo. O senador Vanderlan Cardoso é o principal elo entre o governador Ronaldo Caiado e o partido.

Do Vale
Renato de Castro, ex-prefeito de Goianésia, vai assumir a presidência da CODEGO. Ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olímpio, já tomou posse como presidente do CEASA.

# Três Toques (Para ficar em casa o máximo que puder)
Uma série: Lupin ( Netflix)
Um livro: Uma terra prometida – Barack Obama
Um filme: Brooklyn sem pai nem mãe (HBO)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Você tem nariz entupido?

Vou falar aqui de duas causas comuns de obstrução nasal: rinite e sinusite.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada ou esverdeada. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc.

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite.

Leia Também:  Coluna Social

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura e estresse.

Quando o assunto é a rinite, a causa mais comum é a alergia, principalmente ao ácaro. Os sintomas principais são: coçar o nariz, espirrar, obstrução nasal e coriza. É importante evitar o uso de tapete, carpete e cortinas, pois acumulam pó, que contém ácaros. Substituir o cobertor de lã pelo edredom. Evitar roupas de lã e dar preferência pelo algodão. Substituir a vassoura pelo aspirador de pó.

A rinite não é contagiosa, diferente da sinusite que pode passar de pessoa para pessoa.

Um erro muito comum dos pacientes é pingar gotas descongestionantes para desentupir o nariz, como neosoro e naridrin, sem orientação médica. Essas medicações possuem substâncias como a nafazolina, oximetazolina e fenoxazolina. Essas substâncias são vasoconstritores (fecham os vasos sanguíneos dos cornetos nasais) e realmente desentopem o nariz muito rápido, porém, causam dependência, e também causam a rinite medicamentosa. Com o passar do tempo, o nariz vai ficando mais inflamado e mais entupido do que antes. Pode também, causar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e causar arritmias.

Leia Também:  André Marques

Se você tem nariz entupido, o certo é procurar orientação de um médico otorrino para fazer o diagnóstico e tratamento correto. Cuide bem do seu nariz!!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052.

.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA