Pesquisar
Close this search box.
Opinião

O sabor da responsabilidade

A responsabilidade permite que a pessoa amadureça, torne-se madura e tal como na metáfora da fruta, de docificar-se.
Paulo Hayashi Jr. - É Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp. 

publicidade

Crescer nem sempre é uma tarefa fácil, todavia é sempre compensadora. De desenvolver as capacidades, competências, conhecimentos e experiências que permitam a autonomia e a liberdade individual. O crescimento e a independência como etapa fundamental para que se venham os bons resultados, tal como na necessidade de desenvolver os galhos e ramos para que os frutos apareçam.

A árvore da vida é muito mais do que os elementos materiais. Há a seiva e a energia vital que se escondem da aparência. Quem consegue penetrar nos mistérios do mundo sabe que tornar-se responsável pela própria existência e realizar o bem geral é caminho para a vida e a verdade. A busca do conhecimento e a prática da caridade como maneiras de conjugar a responsabilidade. É agir de modo sensato ou com bom senso. Ou ainda, de responder de modo adequado às indagações espirituais do ser.

A responsabilidade permite que a pessoa amadureça, torne-se madura e tal como na metáfora da fruta, de docificar-se. De estar aprimorando seus pensamentos, sentimentos e emoções de modo a deixar de lado suas agressões e instintos de sobrevivência para adentrar em um modo superior de ser. Daquele indivíduo que busca o aprimoramento pessoal, as renovações interiores, o abandono dos velhos hábitos perniciosos e das más tendências. Uma pessoa que se esforça pela melhoria de si, aperfeiçoa o mundo também. Se todos os indivíduos fizessem esta renovação interior, em pouco tempo haveria mais a vivência e o amor de Jesus Cristo na terra.

Leia Também:  Sobre termelétricas, ônibus e caminhões

Paulo Hayashi Jr. é doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp. 

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade