PIB de Goiás sobe 1,8% em 2017, quase o dobro do nacional

Publicados


O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, a soma de todas as riquezas geradas pelo Estado, cresceu 80% mais que a média brasileira em 2017. O cálculo, realizado pelo Instituto Mauro Borges, da Secretária de Gestão e Planejamento, projeta uma alta de 1,8% no PIB goiano, diante de 1% no Brasil, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no início de março.

Em Goiás, mais uma vez a agropecuária foi a grande responsável pela elevação do PIB, que atingiu R$ 189,9 bilhões em 2017. No ano passado, o setor teve alta de 21,5%, bem acima da média brasileira para o setor, que foi de 13%. Segundo o estudo do IMB, o resultado positivo do setor agropecuário pode ser explicado pelas condições climáticas favoráveis, que contribuíram para o crescimento da produção e proporcionaram ganho de produtividade em diversas culturas.

De acordo com a estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), as maiores contribuições são observadas nas culturas da soja (11%), do milho (72,3%) e da cana de açúcar (3,5%). A pecuária também apontou desempenho positivo, tendo crescido 1,5% em 2017. O resultado foi influenciado pela produção da atividade de bovinos e de aves.

Leia Também:  Governo de Goiás investe R$ 147,9 milhões em melhorias na estrutura das escolas públicas estaduais

Outro dado positivo em 2017, ainda de acordo com o IMB, foi a recuperação do setor industrial no quarto trimestre. A alta de 1,3% nos meses de outubro, novembro e dezembro, em comparação com o mesmo período de 2016, interrompeu uma trajetória de 11 trimestres consecutivos de queda. O destaque no quarto trimestre foi a indústria da transformação, que cresceu 8,9% em relação ao mesmo período de 2016.

O estudo do Instituto Mauro Borges também comprova que o desempenho da economia goiana foi superior ao do restante do País em nove dos últimos dez anos – a exceção foi 2015. Diante dessa análise, o IMB concluiu que a expectativa é que, em 2018, o crescimento da economia goiana seja disseminado em todas as áreas. “Os fundamentos macroeconômicos sinalizam a retomada do crescimento do consumo das famílias, favorecida pela melhora do mercado de trabalho e das condições de crédito, bem como a da retomada dos investimentos, especialmente na atividade de indústria.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governador Ronaldo Caiado segue com Covid-19, aponta novo exame

Caiado teve o quadro de Covid-19 confirmado no último dia 17 e, desde então, cancelou as agendas públicas e tem seguido todos os protocolos de tratamento médico para a doença.

Publicados

em

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, realizou nesta segunda-feira (23) um novo exame de covid-19, que deu positivo.  Ele está sem sintomas da doença, mas vai permanecer em isolamento até que o teste RT-PCR apresente resultado negativo para o vírus, conforme informou a equipe do governador.

Caiado teve o quadro de Covid-19 confirmado no último dia 17 e, desde então, cancelou as agendas públicas e tem seguido todos os protocolos de tratamento médico para a doença.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Goiás, detentos fazem máscaras cirúrgicas para servidores da Saúde e da Segurança
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA