Dr. Fabiano Moura

Publicados

Você tem nariz entupido?

Vou falar aqui de duas causas comuns de obstrução nasal: rinite e sinusite.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada ou esverdeada. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc.

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite.

Leia Também:  Waldir Marques

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura e estresse.

Quando o assunto é a rinite, a causa mais comum é a alergia, principalmente ao ácaro. Os sintomas principais são: coçar o nariz, espirrar, obstrução nasal e coriza. É importante evitar o uso de tapete, carpete e cortinas, pois acumulam pó, que contém ácaros. Substituir o cobertor de lã pelo edredom. Evitar roupas de lã e dar preferência pelo algodão. Substituir a vassoura pelo aspirador de pó.

A rinite não é contagiosa, diferente da sinusite que pode passar de pessoa para pessoa.

Um erro muito comum dos pacientes é pingar gotas descongestionantes para desentupir o nariz, como neosoro e naridrin, sem orientação médica. Essas medicações possuem substâncias como a nafazolina, oximetazolina e fenoxazolina. Essas substâncias são vasoconstritores (fecham os vasos sanguíneos dos cornetos nasais) e realmente desentopem o nariz muito rápido, porém, causam dependência, e também causam a rinite medicamentosa. Com o passar do tempo, o nariz vai ficando mais inflamado e mais entupido do que antes. Pode também, causar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e causar arritmias.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Se você tem nariz entupido, o certo é procurar orientação de um médico otorrino para fazer o diagnóstico e tratamento correto. Cuide bem do seu nariz!!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052.

.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Waldir Marques

Publicados

em

Frase do mês: Somente Deus faz maravilhas; o homem apenas fantasias. WM

VICE SÓ VIRA PREFEITO EM CASO DE MORTE OU DOENÇA DO TITULAR

A maioria dos prefeitos quando assume o cargo, diz que encontrou uma prefeitura endividada, totalmente desorganizada e que terá uma administração muito difícil pela frente. Agora, por outro lado, a gente nunca viu e jamais verá, é um prefeito sequer, renunciar por conta disso, ou tão pouco entregar o cargo para seu vice. Na verdade, o vice-prefeito só assume o cargo de prefeito, em caso de morte ou de uma grave doença, quando tem que se afastar da prefeitura para tratamento.

É A VACINA SIM…

A vacinação em massa da população brasileira e do mundo inteiro, continua sendo a melhor solução para se evitar essa terrível doença Covid-19, provocada por esse maldito Coronavírus. Isso, todo mundo já sabe. A gente nem precisaria mais tocar nesse assunto. Mas, enquanto a vacina não chegar para todos nós, o uso da máscara ainda continua sendo o melhor remédio para se prevenir da contaminação dessa malvada doença. É certo, que evitar aglomerações e praticar também o isolamento ajudam muito. Como também, lavar as mãos constantemente com sabão ou detergente, e não se esquecer de fazer o uso do álcool gel ou do álcool 70. Fazendo isso, você está protegendo a sua vida e também a vida do próximo. Pois, morrer antes do tempo, ninguém quer. Só quando Deus quiser.

DE ITAPACI PARA O BRASIL

Muita gente não sabe, que o leite Italac surgiu em Itapaci, na década de 80, empresa implantada pelo empresário Juarez Teixeira. Mas, com o passar dos anos, se expandiu pelo Brasil inteiro; e hoje, é uma das marcas de leite mais conhecidas nacionalmente. Pois hoje, é um dos produtos do gênero mais consumidos no País. Sem dúvida, o leite Italac caiu na boca do povo brasileiro, principalmente pela sua alta qualidade. A marca Italac cresceu tanto no Brasil, que hoje é patrocinadora do Jornal da Band, da TV Bandeirantes, que tem o seguinte slogam: Italac, lá em casa tem.

POVO PAGA CARO POR UM ERRO DO BOLSONARO

Uma coisa é certa, enquanto não chegar a vacina para todo mundo, esse tal Coronavírus vai continuar matando muita gente. É preciso acelerar a imunização em todo o País. Se a imunização continuar lenta assim como está sendo no Brasil, não sei não, um terço da população brasileira vai ficar a ver navio, ou seja, até que a vacina cheque a todos. E o grande culpado disso, sem dúvida, é o Governo Federal, na pessoa do presidente Bolsonaro, que bem antes da pandemia, debochou da Covid-19, dizendo que essa doença não passava de uma simples gripezinha. Então, por acreditar que estava certo, Bolsonaro não confiou na ciência; e sim, na cloroquina e na hidrocloroquina, que ele mesmo prescrevia ao povo brasileiro. Se Bolsonaro tivesse adquirido vacinas suficientes antecipadamente, prevendo um mal maior à nação brasileira, com certeza, a gente não estaria assistindo um número tão alto assim de mortes no Brasil. Que já passou de 341 mil mortes. Se continuar assim, estima-se que até no mês de julho esse número alcançará 500 mil mortes.

Leia Também:  Waldir Marques

EM FESTA É ASSIM…

Sempre cabe mais uma pessoa. Mas, na UTI, não. Sempre falta uma vaga disponível, principalmente nessa pandemia dessa maldita Covid-19. Então, o correto mesmo é evitar as festas e também as aglomerações. Pois o risco de morrer por falta de uma vaga na UTI, é quase que 100%. A não ser, se não for pela proteção e graça de Deus. Só Deus é capaz de nos livrar de todo mal aqui na terra. Mas, mesmo assim, temos que fazer a nossa parte.

FISCALIZAÇÃO DE CERES E RIALMA PRECISA DAR UM JEITO NISSO…

A poluição sonora em Ceres e Rialma está demais. A população dessas duas cidades não suporta mais o alto volume do som praticado por alguns veículos de propaganda pelas ruas e avenidas dessas cidades. É claro que não são todos, mas, a maioria dos propagandistas exageram no volume do som. Hajam ouvidos para tanto barulho, não tem tímpano que aguenta mais isso. Os órgãos competentes que fiscalizam esse abuso por parte dos propagandistas ambulantes, precisam coibir, ou melhor, proibir a prática desses veículos de propagandas, que tem tirado o sossego e torrado a paciência das pessoas de Ceres e Rialma.

CRESCE O TRÁFICO DE DROGAS NO BRASIL

Hoje no Brasil, já se tornou comum e numa coisa corriqueira, a gente ouvir e assistir pelos meios de comunicação, todos os dias, a polícia prendendo traficantes e fazendo apreensões de drogas por todos os cantos do País. Antes não, os traficantes eram mais moderados, ou seja, não traficavam em alto volume como agora. Hoje em dia não, os traficantes estão mais ousados e também perderam o medo da polícia. Pois os mesmos, passaram a traficar toneladas de drogas. Enfim, o tráfico de drogas vem crescendo assustadoramente no Brasil.

ISSO NÃO É COISA DE DEUS…

Enquanto muitas pessoas estão entre a vida e a morte internadas em UTIs de hospitais, lutando para sobreviver dessa terrível doença Covid-19; outras pessoas, que aparentemente saudáveis, sem se apresentar qualquer tipo de doenças, tiram a sua própria vida, ou melhor, se suicidam.

Leia Também:  Luiz Claudio

A exemplo disso, no último dia 3 de abril em Ceres, um cidadão de 53 anos de idade, comerciante e pai de família, deu cabo à sua própria vida, dando-lhe um tiro de revolver em sua cabeça. Ninguém sabe, o que pode passar pela cabeça de uma pessoa que comete um ato tão brutal assim consigo mesmo. É certo, que essa atitude tomada por um suicida não é uma decisão de Deus. É sim, um feito provocado pelo maligno.

FRASES INTERESSANTES

  • Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.
  • Mesmo fazendo as coisas certas, ainda passamos por dificuldades.
  • Quer ser feliz em sua vida; então faça o bem sempre. O mal, nunca.
  • Nenhum sucesso compensa o fracasso familiar.
  • Somente o presente e o futuro poderão edificar o que o passado não poderá mais construir. WM

DO TÚNEL DO TEMPO

Na foto de arquivo do JORNAL DO VALE, por ocasião da inauguração da Escola Agrotécnica Federal de Ceres; hoje, IF – Instituto Federal Goiano, no dia 30 de janeiro de 1994, aparece o então prefeito de Ceres, Cícero da Silva Leão (e), quando fazia a entrega de uma placa ao Ministro da Educação Murilo Hingel, em reconhecimento ao seu desempenho em prol da construção e da implantação dessa instituição de ensino técnico no município de Ceres.

Lembrando que o início da construção das obras dessa instituição de ensino, se deram na década de 80. Mas, por falta de recursos por parte do Ministério da Educação, as obras foram paralisadas diversas vezes, até à sua conclusão em 1994. E a mesma só passou a funcionar no ano seguinte, ou seja, em 1995. WM

 

VOLTANDO AO PASSADO

Dos anos 70 até nos anos 90, o Hospital das Clínicas Centro Goiano, fundado e comandado pelo médico pioneiro de Ceres, Dr. Domingos Mendes da Silva, mantinha durante esses anos, a Escola Técnica de Enfermagem, onde se formaram centenas de enfermeiras ao longo desse tempo. Como mostra a foto de arquivo do JORNAL DO VALE, da década de 70, quando da formatura da 1ª turma de enfermeiras daquela época, aparece a enfermeira dona Eudmeia Hassel (esposa do Dr. Domingos), colocando o distintivo na gola do uniforme numa das alunas enfermeiras, por ocasião da formatura da turma de enfermagem daquela época. Sendo observada por Dr. Domingos. WM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA