Pesquisar
Close this search box.

Em Goiás, jornalista é condenado por divulgar vídeo de pedofilia no WhatsApp

publicidade


A juíza de direito, Dra. Simone Pedra Reis condenou um jornalista de Niquelândia a três anos de reclusão, por ter divulgado num grupo de WhatsApp vídeo contendo cena de sexo envolvendo uma criança de aproximadamente 2 anos, na época do fato. A pena de prisão foi substituída por duas restritivas de direito.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o fato aconteceu em 4 de dezembro de 2014, por volta das 15:00 horas. Logo em seguida, a Delegacia de Polícia Civil local foi informada sobre um grupo de WhatsApp em que o administrador do grupo, o jornalista, divulgou um vídeo de sexo entre um adulto e uma criança. Segundo relatos, o vídeo foi divulgado para um número significativo de pessoas e que o grupo usado noticiava crimes, prisão, festas religiosas, assim como diversos assuntos de interesse da sociedade. 

Após constatação de que o número do celular responsável pela divulgação pertencia ao jornalista, agentes policiais foram até a sede de uma rádio local, em que o denunciado trabalhava, efetuando sua prisão em flagrante e apreendendo o aparelho celular, o qual foi submetido a exame pericial.

Leia Também:  Patrícia Carrijo é empossada presidente da Asmego

Durante interrogatório, o jornalista admitiu ter compartilhado o vídeo, ressaltando que não tinha conhecimento de que a simples divulgação do material constituiria crime, tendo, ainda, alegado que ficou revoltado com aquela filmagem e que sua intenção era alertar as pessoas e ajudar no combate à prática de pedofilia. Segundo os autos, são cenas fortes.

A Dra. Simone disse que a denúncia “merecia total procedência”, especialmente pela prova oral produzida em juízo e pelas provas periciais apresentadas nos autos. Quanto a alegação do acusado de que desconhecia a ilicitude de sua conduta, a magistrada disse que “não merece amparo, uma vez que as condições socioeconômicas do jornalista permitem inferir que possui um grau cultural significativo para entender a ilegalidade” dos seus atos.

Para ela, “trata-se de um jornalista, que deve exercer o seu ofício com responsabilidade e denodo, não havendo razoabilidade na alegação de que veiculara o vídeo tão somente em caráter pedagógico”. Prosseguindo, a magistrada observou que se trata de pessoa com acesso a todo tipo de mídia social, “razão pela qual a tese de erro de proibição não encontra amparo mínimo”.

Leia Também:  Nova Glória: Obras em área de preservação permanente do Rio das Almas deverão ser demolidas

As duas penas restritivas de direito aplicadas ao jornalista serão designadas pelo Juízo da Execução Penal, por ocasião da audiência admonitória.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade