JV ESPORTE COM ZÉ ALFREDO FLEURY

Zé Alfredo Fleury

Publicados

Jaraguá x Goianésia fazem semifinal do Goianão

Pela primeira vez na história, o Campeonato Goiano de Futebol da primeira divisão terá uma semifinal com dois times do Vale do São Patrício. O Campeonato Goiano 2020 teve paralisação no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus e foi retomado esse ano. O Jaraguá que fazia campanha surpreendente e chegou a liderar a competição durante muitas rodadas, não vinha bem nessa retomada, com duas derrotas em dois jogos, classificando-se em terceiro lugar no geral graças a ótima campanha realizada ainda no ano passado. Nas quartas de final enfrentou o Vila Nova, que embalado pelo título da Série C do Brasileirão e pelas campanhas na Copa Verde e Brasileiros de Aspirantes, era favorito para a classificação. O jogo único foi realizado no Estádio Amintas de Freitas na cidade de Jaraguá, pelo fato do time da casa ter tido melhor campanha na primeira fase e o resultado fez com que a cidade ficasse em polvorosa. 1 x 0 pro time interiorano, gol de Café que entrara no segundo tempo e no primeiro toque na bola, abriu o placar. O Jaraguá teve muito trabalho para segurar o Vila Nova até o final, mas garantiu a classificação segurando o resultado.

Jogadores do Goianésia comemoram o gol de Vanilson que deu a classificação ao Azulão do Vale

O adversário do Jaraguá será o Goianésia que venceu o Crac de Catalão por 1 x 0 no Estádio Valdemir José de Oliveira, na cidade de Goianésia. O Crac bem que tentou complicar a vida do Azulão do Vale, mas o time do treinador Luan Carlos mostrou muita garra e união. Vanílson abriu o placar de cabeça no finalzinho do primeiro tempo, obrigado o time catalano a ir por tudo ou nada na segunda etapa. O autor do gol ainda foi expulso aos 31 do segundo tempo, deixando o jogo ainda mais emocionante. O Goianésia segurou o resultado é garantiu mais uma participação em semifinal de Goianão.

Jaraguá na semifinal do Goianão

O jogo será na quinta-feira, dia 18 às 15:30 horas no Estádio Amintas de Freitas na cidade de Jaraguá, pelo fato do Gavião da Serra ter feito melhor campanha. Uma coisa já está definida: Pela primeira vez, o Vale do São Patrício estará representado numa final de Goianão.

Leia Também:  Pesquisa CNN/Real Time Big Data para Presidente

 

A outra semifinal

O outro finalista do Campeonato Goiano 2020 saíra do confronto entre Atlético Goianiense x Aparecidense. O time da capital possui a melhor campanha na competição e é favorito ao título, disputa a série A do Brasileirão e é atual campeão goiano. Venceu nas quartas de final o time do Anápolis por 5 x 1, demonstrando sua superioridade dentro de campo.

O adversário do Dragão será a Aparecidense que conseguiu o grande feito de eliminar o poderoso Goiás na Serrinha pelas quartas de final. O Camaleão não fez uma primeira fase tão boa devido estar disputandonoutras competições concomitantemente, problema que elencos reduzidos enfrentam no calendário brasileiro, mas após se dedicar mais ao Goianão, chegou com força e com a estrela do atacante Alex Henrique, artilheiro do campeonato. A Aparecidense tem a dura missão de desbancar o favorito Atlético jogando no Antônio Accioli, tarefa essa que os jogadores e comissão técnica acreditam ser possível, já que demonstraram isso eliminando o Goiás. A Aparecidense sempre entra em campo com uma faixa de agradecimento aos seus dois maiores incentivadores que morreram recentemente em razão da Covid-19, o Diretor de Futebol João Rodrigues Cocá e o ex Governador Maguito Vilela.

Jogadores da Aparecidense entram em campo com faixa em homenagem ao ex Governador Maguito Vilela

 

Jogadores do Atlético Goianiense comemoram gol na vitória de 5 x 1 sobre o Anápolis

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Você tem nariz entupido?

Vou falar aqui de duas causas comuns de obstrução nasal: rinite e sinusite.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada ou esverdeada. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc.

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite.

Leia Também:  André Marques

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura e estresse.

Quando o assunto é a rinite, a causa mais comum é a alergia, principalmente ao ácaro. Os sintomas principais são: coçar o nariz, espirrar, obstrução nasal e coriza. É importante evitar o uso de tapete, carpete e cortinas, pois acumulam pó, que contém ácaros. Substituir o cobertor de lã pelo edredom. Evitar roupas de lã e dar preferência pelo algodão. Substituir a vassoura pelo aspirador de pó.

A rinite não é contagiosa, diferente da sinusite que pode passar de pessoa para pessoa.

Um erro muito comum dos pacientes é pingar gotas descongestionantes para desentupir o nariz, como neosoro e naridrin, sem orientação médica. Essas medicações possuem substâncias como a nafazolina, oximetazolina e fenoxazolina. Essas substâncias são vasoconstritores (fecham os vasos sanguíneos dos cornetos nasais) e realmente desentopem o nariz muito rápido, porém, causam dependência, e também causam a rinite medicamentosa. Com o passar do tempo, o nariz vai ficando mais inflamado e mais entupido do que antes. Pode também, causar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e causar arritmias.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Se você tem nariz entupido, o certo é procurar orientação de um médico otorrino para fazer o diagnóstico e tratamento correto. Cuide bem do seu nariz!!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052.

.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA